Wednesday, February 29, 2012

Arte - Dadaísmo:


E ressurge do limbo a coluna de arte do blog, hoje com um dos meus movimentos artísticos preferidos, o dadaísmo, por ser um dos mais livres e por ser tão aberto ao ponto de alguns artistas tradicionais nem o considerarem como arte o que seus adeptos fazem, outros por sua vez, consideram o dadaísmo como movimento pai do surrealismo.Leia as considerações do Wikipédia abaixo e tire você mesmo suas conclusões:
Hausmann
O movimento Dadá (Dada) ou Dadaísmo foi um movimento artístico da chamada vanguarda artística moderna iniciado em Zurique, em 1915 durante a Primeira Guerra Mundial, no chamado Cabaret Voltaire. Formado por um grupo de escritores, poetas e artistas plásticos, dois deles desertores do serviço militar alemão, liderados por Tristan Tzara, Hugo Ball e Hans Arp.
Embora a palavra dada em francês signifique cavalo de madeira, sua utilização marca o non-sense ou falta de sentido que pode ter a linguagem (como na fala de um bebê). Para reforçar esta ideia foi estabelecido o mito de que o nome foi escolhido aleatoriamente, desta forma, abrindo-se uma página de um dicionário e inserindo-se um estilete sobre ela. Isso foi feito para simbolizar o caráter anti-racional do movimento, claramente contrário à Primeira Guerra Mundial e aos padrões da arte estabelecida na época. Em poucos anos o movimento alcançou, além de Zurique, as cidades de Barcelona, Berlim, Colônia, Hanôver, Nova York e Paris. Muitos de seus seguidores deram início posteriormente ao surrealismo e seus parâmetros influenciam a arte até hoje.
Theo van Doesburg
É a oposição a qualquer tipo de equilíbrio, combinação de pessimismo irônico e ingenuidade radical, ceticismo absoluto e improvisação. Enfatizou o ilógico e o absurdo. Entretanto, apesar da aparente falta de sentido, o movimento protestava contra a loucura da guerra. Assim, sua principal estratégia era mesmo denunciar e escandalizar.
A princípio, o movimento não envolveu uma estética específica, mas talvez as formas principais da expressão dadá tenham sido o poema aleatório e o ready made. Sua tendência extravagante e baseada no acaso serviu de base para o surgimento de inúmeros outros movimentos artísticos do século XX, entre eles o Surrealismo, a Arte Conceitual, a Pop Art e o Expressionismo Abstrato.
A sua proposta é que a arte ficasse solta das amarras racionalistas e fosse apenas o resultado do automatismo psíquico, selecionando e combinando elementos por acaso. Sendo a negação total da cultura, o Dadaísmo defende o absurdo, a incoerência, a desordem, o caos. Politicamente , firma-se como um protesto contra uma civilização que não conseguiria evitar a guerra.
Ready-Made significa confeccionado, pronto. Expressão criada em 1913 pelo artista francês Marcel Duchamp para designar qualquer objeto manufaturado de consumo popular, tratado como objeto de arte por opção do artista.
O fim do Dada como atividade de grupo ocorreu por volta de 1921.
Cuts
Artistas Participantes do início do movimento:
André Breton - Philippe Soupault - Tristan Tzara - Marcel Duchamp - Hans Arp - Julius Evola - Francis Picabia - Max Ernst - Man Ray - Kurt Schwitters - Raoul Hausmann - Guillaume Apollinaire - Hugo Ball - Theo van Doesburg - Johannes Baader - Arthur Cravan - Jean Crotti - George Grosz - Emmy Hennings - Richard Huelsenbeck - Marcel Janco - Clement Pansaers - Hans Richter - Sophie Täuber - Beatrice Wood
Hannah Hoch - Vicente Huidobro.

0 falaram: