Thursday, July 04, 2013

Geek - Deep web na visão de um noob - Parte I :


Ultimamente tenho lido muita coisa na internet falando da deep web, algumas coisas extremamente cômicas, tipo: "Se você acessa a DW (uma sigla para os pseudo íntimos),prepare-se para receber o FBI em sua casa", o que é um absurdo primeiramente por nós estarmos no Brasil, não é jurisdição deles, e em segundo lugar, por todos nós sabermos que americano nem de café gosta. ;*
Mas falando sério, muito se tem falado, e negativamente, a respeito dessa outra face da web, e para você entender o universo que é, imagine que todo o conteúdo da web que você conhece (que é denominado de surface web) só engloba 3% de toda informação disponível, isso segundo especialistas, ou seja 97% de todo conteúdo disponível é deep web.


Deep web é o que podemos definir de duas formas:
- A primeira é como conteudo não indexado, mas o que isso seria isso?
Imagine a sua conta de e-mail, nela você precisa de um login e senha para entrar certo? Alguém que apenas digite seu endereço de e-mail, em algum site de busca, não conseguirá visualizar as suas mensagens. Isso por que o conteúdo da sua conta não foi indexado, endereçado, atrelado a nenhum motor de busca, assim como nenhum conteúdo que necessite de uma senha pessoal para se revelar, pode ser visto sem a inserção da mesma, o mesmo acontece com suas contas de rede social. É um conteúdo privado, de uso pessoal, que necessita de permissões (senhas) para se revelar.
- Já o conteúdo não indexável é assim:
Por se tratar uma espécie de protocolo diferente (os .onion) do usado na surface web ( que no caso é o Http), os robôs de busca não conseguem reconhecer seu conteúdo e anexar essa informação ao seu sistema, tornando mais dificil a localização de qualquer conteúdo por mais simples que seja.


É com base nessa segunda explicação que nasce o tão falado "monstro dw", é ai que ocorre o processo de demonização (palavra que nem sei se a gramática permite) desse mundo, pois como é muito difícil de indexar, da mesma maneira é ainda mais difícil encontrar a "raiz" de qualquer conteúdo, e isso dá liberdade pra um tipo de gente que não vale o que o gato enterra, tipo pedófilos, necrófilos, assassinos de aluguel e toda espécie de fauna maligna se revelar e se agrupar em fóruns, ou somente despejar os lixos por eles produzidos, sem a princípio, serem localizados.
O serviço mais utilizado para seu acesso é o TOR, que em outra oportunidade, vou explicar como funciona e como usar desse serviço para o bem (sem querer dar uma de moralista, claro).

Mas esse anonimato é por vezes, o vilão e o herói da bagaça e explico por que:
É vilão, pois o anonimato é usado para o mal nas situações que já expus acima, pessoas que cometem os mais variados tipos de psicopatias e comportamentos não tolerados moralmente no "mundo de superfície", encontram nesse anonimato da dw, a oportunidade de exporem todas as suas imundícies e compartilhar com pessoas de igual pensamento e índole.
É herói, por que em lugares onde os regimes são ditatoriais e que o acesso a livre informação é bloqueado, esse anonimato garante esse direito, se ouve falar que toda a "primavera árabe" desde seu início, foi organizada na deep, pelo grau de sigilo e segurança que se pode alcançar.

Como essa foi uma explanação bem superficial do que é a DW, em outras postagens continuarei falando sobre o assunto, assim como falarei mais profundamente (sem trocadilhos), dos tipos de softwares usados para o acesso (TOR) e como usufruir do que de melhor ela pode nos oferecer.

0 falaram: