Geek - Krautrock
Gaia Passarelli , VJ do Goo MTV |
Nas noites de quarta no meu instinto psicológico,ou seja, na madrugada de quinta no mundo real, é o dia que eu vejo o reprise do Goo na MTV, muito por ser o dia do futebol também (fico acordado até tarde) e posso assistir tv na sala e explico: ela é a única de casa que sintoniza o canal. Este programa tem sido muito útil para mim por me levar a conhecer bandas e estilos musicais principalmente e relembrar coisas que haviam se perdido por não serem tão comercializáveis.
Pois bem, esta semana o programa foi todo dedicado ao Krautrock, estilo que sou fã incondicional e que me sinto um tanto a vontade de compartilhar aqui no blog.
Comecei a me interessar pela música alemã pelo lado clássico: Johann Sebastian Bach, Ludwig van Beethoven, Robert Schumann, Felix Mendelssohn, Johannes Brahms e Richard Wagner, e simultaneamente conheci o trabalho do Kraftwerk, pouco depois de pesquisar uma pouco mais (só lembrando,isso numa época que eu ainda não tina acesso a internet),cheguei à uma de minhas maiores influências musicais desde este tempo: Krautrock.
Um breve resumo para você entender um pouco do movimento como um todo segue abaixo(thanks a lot wikipédia!):
Krautrock (Kosmische Musik, Kraut, ou ainda Krautwave) é um nome genérico atribuído às bandas experimentais na Alemanha do fim da década de 1960 e começo da década de 1970. Era originalmente um termo utilizado de forma pejorativa pela imprensa musical inglesa, e acredita-se que tenha sido criado por ela a partir da expressão popular Kraut, que significa uma pessoa alemã e por sua vez derivada do prato tradicional alemão chucrute, sauerkraut (literalmente "repolho azedo"). No entanto, muito por causa do sucesso dessas bandas, o termo ganhou mais tarde um significado positivo sendo atualmente visto como um título de reconhecimento ao invés de insulto.
Bandas tipicamente definidas como krautrock do começo de 1970 são Tangerine Dream, Faust, Amon Düül II e Can, além das associadas ao produtor Conny Plank, como Neu!, Kraftwerk e Kluster. Essas bandas manifestavam uma reação ao vácuo cultural na Alemanha pós-Segunda Guerra Mundial e de forma geral rejeitavam a cultura Anglo-Americana em favor de uma definição própria, mais radical e experimental, do que seria a nova cultura alemã.
O krautrock, em termos musicais, pode ser considerado uma síntese de influências que transitam entre a psicodelia de nomes como Pink Floyd (em sua fase inicial), La Monte Young e Velvet Underground e as vanguardas eruditas do século XX (músicas concreta e eletroacústica), incluindo ainda passagens pelo minimalismo, pelo atonalismo e pelo free jazz. É caracterizado por um gosto obsessivo por dissonâncias, ruídos, colagens sonoras, improvisação e ritmo, freqüentemente preocupando-se mais com o timbre do que com a melodia.
No mais,o Krautrock pra mim é um misto de psicodelia, protesto e criatividade em sua forma mais crua e verdadeira.
Então,das bandas citadas acima, destaco CAN (a minha preferida) e Amon Düül II (que apesar do nome de banda de black metal,faz um som bem psicodélico),quem quizer conferir o som destas bandas dê um play nos vídeos abaixo e enjoy the trip !
Então,das bandas citadas acima, destaco CAN (a minha preferida) e Amon Düül II (que apesar do nome de banda de black metal,faz um som bem psicodélico),quem quizer conferir o som destas bandas dê um play nos vídeos abaixo e enjoy the trip !
0 falaram: