Wednesday, January 05, 2011

Música - Tiago Guillul

   Tiago Guillul, nome artístico de Tiago de Oliveira Cavaco, natural de Queluz, Portugal, é um músico, compositor, cantor, pastor e blogueiro português. Membro fundador do colectivo de artistas FlorCaveira, é um dos seus mais empreendedores elementos.
Recorre à tradição do punk, da música popular portuguesa e da música religiosa.
Além do projecto a solo, Tiago Guillul é membro das bandas "Ninivitas", "Guel, Guillul e O Comboio Fantasma", "Os Lacraus" e "As Velhas Glórias".
Tem bandas desde os 15 anos, na sua maioria projectos com amigos da mesma idade, influenciados pela cena punk hardcore que se vivia na época. No entanto, era a cave da Igreja Baptista de Queluz o local de ensaio e de concertos de quase todas elas. (Fonte Wikipédia)
   Existem músicas e músicas,diariamente ouvimos diversas delas, nossa vida é permeada de notas musicais, é bem verdade que muitas coisas caem no ponto comum, a maioria não surpreende mais,até que você,em um dia comum,acha em meio a uma floresta de links um nome: Tiago Guillul e a partir daí seus conceitos mudam,ainda é possível se fazer algo original nesses dias.
Guillul significa Cavaco em hebraico,que é o seu nome oficial,Tiago de Oliveira Cavaco,o que acho mais legal é uma característica não muito comum,ele além de cantor,compositor,produtor musical, também é pastor batista.
Faz um trabalho que varia do popular ao religioso sem parecer chato,forçado,aliás,eu,em todos meus anos de vida nunca ouví nada parecido.Seu mais recente trabalho o V,certamente foi um dos cds mais "loco" que já ouví, por conseguir colocar em um mesmo contexto, músicas aparentemente desconexas entre sí com uma genialidade impressionante e isso sem abandonar o lado religioso,sempre aparecendo de forma incisiva, seja sutil (São sete voltas pra muralha cair) ou explicitamente (Nem Um Só Cabelo Será Perdido).
Recentemente anunciou que não usará mais o nome Guillul,mudando o para o seu original, Tiago Cavaco e seu desligamento da Flor Caveira.
   Recomendo para aqueles que querem não apenas músicas, mas viagens musicais. 


0 falaram: